Pular para o conteúdo principal

Reconhecimento de firma: por semelhança ou autenticidade?

Fonte: Google Images

Segundo o dicionário Houaiss, firma pode ser definida como "assinatura por extenso ou rubrica, manuscrita ou gravada."

Alguma vez em sua vida, você já teve que "abrir" sua firma em Cartório para que depois ela fosse "reconhecida" em algum tipo de documento (ex. procuração, contratos, autorização, etc.)

Reconhecer a firma nada mais é do que atestar (confirmar) que aquela assinatura é, realmente, a sua.

O serviço de reconhecimento de firma pertence, exclusivamente, aos tabeliães de nota (art. 7º, inc. IV da Lei 8.935/94).

dois tipos de reconhecimento de firma. São eles:

(i) Reconhecimento por semelhança: É o mais usual. Aqui, o Tabelião vai comparar (sem a sua presença) se a sua assinatura confere com a que você fez em seu Cartório;

(ii) Reconhecimento por autenticidade: Exigida para os casos em que procuramos ter uma maior segurança no reconhecimento da assinatura, pois neste caso a pessoa precisa ir pessoalmente ao Tabelionato e assinar o documento na presença do Tabelião, o qual irá atestar na hora que aquela firma é mesmo do fulano.

Este segundo procedimento minimiza e muito a ocorrência de fraudes em comparação com o primeiro, pois aumenta-se a responsabilidade do Tabelião em sua verificação.

Para ilustrar um rápido exemplo: hoje, para que uma criança possa viajar para fora do país somente com a mãe é necessário que haja, também, a autorização do pai.

Este documento de autorização do pai deverá ter a sua firma, obrigatoriamente, reconhecido por autenticidade (Resolução CNJ 74/2009).


Fonte: Arpen-SP

Comentários

  1. Oiêeee!
    Obrigada por seguir meu blog. Adorei o seu e desde já aviso que sempre que puder virei 'furtar' uns posts. Pelo que entendi nossos blogs são prá informar, principalmente, o leigo.
    Bem, lógico que qdo o fizer darei os devidos créditos apesar de se tratar de um 'furto', ok? rsrsrs...

    Beijos e parabéns pelo blog.

    Sucesso e saúde.

    ResponderExcluir
  2. Super Obrigado!
    O seu blog é muito bacana. Parabéns.
    Busco passar sempre uma mensagem clara e objetiva para todos (igual você), pois muitos acham o Direito chato. Eu não, é lógico ;)
    Um excelente de 2010.
    Sucesso e abraço,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. no caso de a pessoa estiver no hospital internada e nao poder fazer o reconhecimento por autenticidade

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,houve alteração acerca do reconhecimento de firma nas autorizações de viagem de menor desacompanhado de um ou ambos os pais, conforme Resolução 131 do CNJ em 26/05/2011, no seu artigo 8º parágrafo 1º." O reconhecimento de firma poderá ser por autenticidade ou semelhança".

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de tirar uma dúvida por favor!
    bom, eu escrevi um projeto no meu computador e coloquei meu nome, cpf, rg, tudo direitinho. O projeto na verdade, é só um plano para que seja fundada uma instituição sem fins lucrativos aqui na minha cidade. Como fui eu que criei esse projeto, e comecei a divulgar, porquê é meu sonho fundar uma instituição sem fins lucrativos. O projeto está só no papel, então resolvi ir no cartório e pedir a autenticação para que ninguém roube a minha idéia. Bom, só que fiquei em dúvida quanto ao selo que diz: reconhecimento de firma!mas não quis abrir uma firma porquê na verdade ela ainda não existe. Só quis reconhecer meu projeto. Estão falando que como eu fiz isso posso ter problemas com a justiça! mas ainda não recebo nada.Eu estou preocupada, gostaria que me respondesse se vou ter realmente problemas! e se com isso tenho que pagar imposto. por favor me tire essa dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me deram um cartão pra assinar! e o cartão ficou lá, mas não entendi. Estou preocupada!por favor aguardo respostas.
      meu email é: melloalinny@gmail.com

      Excluir
    2. Seu cartao fica no cartorio, o cliente nao o leva, fica nos arquivos, quando vc precisar reconhecer uma assinatura é somente ir até o cartorio que ja esta la. Ninguem tem acesso ao seu cartao, somente funcionarios e vc mesmo.

      Excluir
    3. Seu cartao fica no cartorio, o cliente nao o leva, fica nos arquivos, quando vc precisar reconhecer uma assinatura é somente ir até o cartorio que ja esta la. Ninguem tem acesso ao seu cartao, somente funcionarios e vc mesmo.

      Excluir
    4. O que você fez lá no cartório foi apenas reconhecer a autenticidade da sua assinatura no documento ("reconhecer firma"). Isso não lhe protegerá em nada.

      O ideal era você registrar o seu projeto em um cartório de títulos. Isso não vai garantir que ninguém roube sua ideia, mas será uma prova a seu favor.

      Excluir
  6. Corrigindo....agora o menor pode viajar mesmo com a autenticação sendo por semelhança..

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo....agora o menor pode viajar mesmo com a autenticação sendo por semelhança..

    ResponderExcluir
  8. Boa noite .... estou combina pequena dúvida ...

    E quase 1 ano sempre assinei minha folha ponto com a minha assinatura que parece uma rubrica . Sendo que a mesma consta nos meus documentos pessoais como rg . Título e cnh ... e de um dias para ca a empresa tipo que obriga a assinar por extensso se caso fazer a minha assinatura e colocar o número do meu doc e válido isso ....

    ResponderExcluir
  9. Posso reconhecer a minha firma em um contrato de aluguel, antes que o locador o assine?

    ResponderExcluir
  10. Comprei um terreno é como nós tanto vendedores e compradores temos forma reconhecida em cartório é só assinar e levar pagar a taxa o problema é que na minha vez dr assinar esqueci e assinei por extenso e lá está rubrica. ...será que tem como passar ou vai ter que refazer o contrato. .por favor meajude.obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Por favor estou com uma dúvida a respeito da autorização de viagem para menores de 16anos. Eu reconheci a firma por autenticidade, meu marido não pode estar junto no momento, ele pode reconhecer o documento por semelhança ou também tem que ser firma por autenticidade? Somente minha assinatura daria validade ao documento ou tem que ser os dois?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem assina contrato pela empresa?

Fonte: Google Images É recorrente o número de pessoas que me questionam quem pode assinar contratos em nome da empresa. a Existe uma regra para isto e tem previsão na Lei 6.404/76 (art. 138, §1º), conforme se vê: a "Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria. a §1º. O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa da diretoria." (...) a Ou seja, cabe a diretoria, definida no estatuto da companhia, assinar contrato, bem como representar a empresa. a Por uma questão de segurança, em empresas de grande porte, devem assinar contratos sempre 2 (dois) diretores em conjunto (nunca sozinhos), desde que previsto os seus nomes no estatuto da empresa. a Para se certificar deste "poder", basta solicitar o estatuto ou o contrato social da empresa e verificar quem está autorizado a assinar pela empresa. a Em empresas m

Uso de algemas: questão de bom senso

Fonte: Google Images Li agora pouco uma matéria do jornal "Folha de SP", publicada hoje (18.01.2010), que me chamou a atenção acerca da Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal. Esta súmula, editada pela nossa corte máxima da justiça brasileira, fala sobre quando se deve utilizar as algemas. Confira o que ela diz: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado". (Súmula Vinculante 11 do STF) Em outras palavras, o STF disse que o uso de algema agora é "exceção"e só deve ser utilizada em caso excepcionais e justificados . Concordam? Para quem não frequenta fórum criminal, posso lhe dizer que a