Pular para o conteúdo principal

Quem assina contrato pela empresa?

Fonte: Google Images


É recorrente o número de pessoas que me questionam quem pode assinar contratos em nome da empresa.
a
Existe uma regra para isto e tem previsão na Lei 6.404/76 (art. 138, §1º), conforme se vê:
a
"Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria.
a
§1º. O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa da diretoria." (...)
a
Ou seja, cabe a diretoria, definida no estatuto da companhia, assinar contrato, bem como representar a empresa.
a
Por uma questão de segurança, em empresas de grande porte, devem assinar contratos sempre 2 (dois) diretores em conjunto (nunca sozinhos), desde que previsto os seus nomes no estatuto da empresa.
a
Para se certificar deste "poder", basta solicitar o estatuto ou o contrato social da empresa e verificar quem está autorizado a assinar pela empresa.
a
Em empresas menores, é possível que o diretor assine sozinho pela empresa.
a
Isto quer dizer que se um contrato for assinado por um Diretor só e pelo estatuto da empresa conste que a representação da companhia se dê com a assinatura de 2 (dois) diretores é possível contestar tal fato (principalmente na Justiça) para desconsiderar este contrato assinado por 1 (um) diretor só.
aa
No entanto, como no Direito nem tudo é exato, pode existir casos em que um gerente assine um contrato pela empresa e mesmo assim tenha validade, mesmo que ele não esteja no estatuto da empresa e não faça parte da Diretoria.
a
É o que decidiu a 4a. Turma do Superior Tribunal de Justiça em seu Recurso Especial 887.277.
a
No caso, um gerente de suprimentos assinou um aditivo contratual concedendo um aumento no contrato, mas depois a empresa ingressou em juízo alegando que esse empregado não tinha poderes para assinar pela empresa.
a
Ficou decidido que, apesar dele não ter poderes para assinar pela empresa, ele ostentou ter poderes para tanto, não agiu de má-fé para prejudicar a empresa e possuía grande autonomia na companhia, ou seja, ele transpareceu a todos (leia-se a terceiros) que tinha poderes para ser o representante da empresa.
a
Não quer dizer que todos possam assinar pela empresa então, só que uma decisão desta e dependendo dos detalhes do caso e provas produzidas, é possível que um empregado possa ser considerado representante da empresa e assinar contratos em nome dela.

Comentários

  1. Caro Rodrigo: E como vc vê a "obrigatoriedade" que as instituições financeiras adotam para que as conjuges dos sócios (2) de uma sociedade limitada assinem contratos de crédito junto àqueles como avais ou fiadoras, conforme o caso? Sendo o sócio representante legal e os contratos de crédito exigindo aval o fiança, não temos aí a figura do "representante da pessoa jurídica" e não meramente uma "pessoa física"? Como a conjuge assume a responsabilidade sobre a empresa(avalista ou fiadora) não sendo ela participante direta ou indireta das atividades? Não poderiam os sócios assinarem, conforme contrato social, e no lugar das conjuges serem indicados avais ou fiadores terceiros garantidores???? As instituições financeiras poderiam recusar avais e fianças de terceiros aptos e exigir que as conjuges a seriam????

    Obrigado e espero seus comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de firma: por semelhança ou autenticidade?

Fonte: Google Images Segundo o dicionário Houaiss, firma pode ser definida como "assinatura por extenso ou rubrica, manuscrita ou gravada." Alguma vez em sua vida, você já teve que "abrir" sua firma em Cartório para que depois ela fosse "reconhecida" em algum tipo de documento (ex. procuração, contratos, autorização, etc.) Reconhecer a firma nada mais é do que atestar (confirmar) que aquela assinatura é, realmente, a sua. O serviço de reconhecimento de firma pertence, exclusivamente, aos tabeliães de nota (art. 7º, inc. IV da Lei 8.935/94). Há dois tipos de reconhecimento de firma. São eles: (i) Reconhecimento por semelhança: É o mais usual. Aqui, o Tabelião vai comparar (sem a sua presença) se a sua assinatura confere com a que você fez em seu Cartório; (ii) Reconhecimento por autenticidade: Exigida para os casos em que procuramos ter uma maior segurança no reconhecimento da assinatura, pois neste caso a pessoa precisa ir pessoalmente ao Tabeliona

Uso de algemas: questão de bom senso

Fonte: Google Images Li agora pouco uma matéria do jornal "Folha de SP", publicada hoje (18.01.2010), que me chamou a atenção acerca da Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal. Esta súmula, editada pela nossa corte máxima da justiça brasileira, fala sobre quando se deve utilizar as algemas. Confira o que ela diz: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado". (Súmula Vinculante 11 do STF) Em outras palavras, o STF disse que o uso de algema agora é "exceção"e só deve ser utilizada em caso excepcionais e justificados . Concordam? Para quem não frequenta fórum criminal, posso lhe dizer que a