Pular para o conteúdo principal

Reclamação Trabalhista contra sua empresa? Quem vai nas audiências?

Fonte: Google Images

Algumas dúvidas podem surgir acerca de quem deverá ir representar a empresa nas audiências trabalhistas, tais como: tem que ser o dono? Pode ir qualquer empregado? Pode ser um terceiro (p.ex. o contador)?
a
Na Justiça do Trabalho, entende-se por “preposto” aquele que representa a empresa nas audiências.
a
Como regra geral, o preposto nas audiências deve ser o empregado da Cia. (carteira assinada e registrado), mas há algumas exceções, como veremos daqui a pouco.

Sem dúvida, o dono da empresa pode representá-la nas audiências. Aliás, ele é a pessoa mais indicada para tanto, pois é o próprio empregador. No entanto, ou na maioria das vezes, ele não vai às audiências. Por alguns motivos, tais como: falta de tempo, não deseja se encontrar com o ex-empregado, etc.
a
Por conta disto, a lei trabalhista oferece alternativas (art. 843, § 1º da CLT):

“É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o preponente".

Em outras palavras, a lei diz que se não há a possibilidade do empregador (“dono”) ir às audiências, que ele se faça substituir pelo seu gerente (“empregado”) ou outra pessoa que tenha conhecimento dos fatos.

O gerente é um empregado da empresa. No entanto, na segunda parte do artigo pode-se entender que não há a necessidade de ser um empregado, mas sim alguém que tenha conhecimento dos fatos.

Isso na prática gerou muita discussão, ou seja, se um terceiro (não empregado) poderia representar à empresa na audiência trabalhista.

Por conta disto, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), nossa maior corte trabalhista, definiu a questão numa súmula (orientação):

“Exceto quanto à reclamação de empregado doméstico, ou contra micro ou pequeno empresário, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado.” (Súmula 377 TST)

Com esta orientação, temos que um terceiro poderá representar a empresa na audiência trabalhista, mas somente para reclamações contra micro ou pequeno empresário.

Para reclamações trabalhistas de empregado doméstico, pode ir qualquer pessoa da família, mas geralmente acaba indo a dona(o) da casa. Aqui é bem tranquilo, pois não se trata de empresa.

Resumo da representação em audiências trabalhistas:

Regra geral: empregado (dono, gerente ou outro empregado que tenha conhecimento dos fatos)

Exceções: a) micro ou pequeno empresário (pode ser um terceiro, p.ex. contador), desde que tenha conhecimento dos fatos e b) reclamação de doméstica – qualquer pessoa da casa.

Prática: As grandes empresas, principalmente, possuem “prepostos” profissionais que são empregados treinados para representá-las nas audiências trabalhistas, os quais buscam conhecer os trâmites do processo trabalhista, bem como entender ao máximo o funcionamento da empresa (estrutura, funções, práticas comerciais e de RH, códigos de conduta, produção, remuneração, etc.)

Isso porque, é um papel fundamental para a empresa. De grande responsabilidade. Este preposto exercerá, praticamente, um papel de “dono” da Cia. nas audiências.

Além disto, o seu trabalho poderá contribuir (e muito) para um resultado favorável no processo trabalhista para a empresa, considerando que, geralmente, é ele quem irá levantar os documentos, informações e testemunhas para o Jurídico (ou o escritório externo) e dará o seu depoimento sobre o caso para o juiz, respondendo, inclusive, aos questionamentos dos advogados.

Comentários

  1. Bom dia,
    Eu trabalho em uma empresa que pra irmos ao baneiro temos que colocar o código no telefone e depois um amigo tem que mexer seu mause para que não entre no ocioso, este sistema de ocioso desconta do salário o tempo que vc ficou sem estar na frente do computador.Quro saber se a lei permite uma coisa dessa, e estou sofrendo perseguição do supervisor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem assina contrato pela empresa?

Fonte: Google Images É recorrente o número de pessoas que me questionam quem pode assinar contratos em nome da empresa. a Existe uma regra para isto e tem previsão na Lei 6.404/76 (art. 138, §1º), conforme se vê: a "Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria. a §1º. O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa da diretoria." (...) a Ou seja, cabe a diretoria, definida no estatuto da companhia, assinar contrato, bem como representar a empresa. a Por uma questão de segurança, em empresas de grande porte, devem assinar contratos sempre 2 (dois) diretores em conjunto (nunca sozinhos), desde que previsto os seus nomes no estatuto da empresa. a Para se certificar deste "poder", basta solicitar o estatuto ou o contrato social da empresa e verificar quem está autorizado a assinar pela empresa. a Em empresas m

Reconhecimento de firma: por semelhança ou autenticidade?

Fonte: Google Images Segundo o dicionário Houaiss, firma pode ser definida como "assinatura por extenso ou rubrica, manuscrita ou gravada." Alguma vez em sua vida, você já teve que "abrir" sua firma em Cartório para que depois ela fosse "reconhecida" em algum tipo de documento (ex. procuração, contratos, autorização, etc.) Reconhecer a firma nada mais é do que atestar (confirmar) que aquela assinatura é, realmente, a sua. O serviço de reconhecimento de firma pertence, exclusivamente, aos tabeliães de nota (art. 7º, inc. IV da Lei 8.935/94). Há dois tipos de reconhecimento de firma. São eles: (i) Reconhecimento por semelhança: É o mais usual. Aqui, o Tabelião vai comparar (sem a sua presença) se a sua assinatura confere com a que você fez em seu Cartório; (ii) Reconhecimento por autenticidade: Exigida para os casos em que procuramos ter uma maior segurança no reconhecimento da assinatura, pois neste caso a pessoa precisa ir pessoalmente ao Tabeliona

Uso de algemas: questão de bom senso

Fonte: Google Images Li agora pouco uma matéria do jornal "Folha de SP", publicada hoje (18.01.2010), que me chamou a atenção acerca da Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal. Esta súmula, editada pela nossa corte máxima da justiça brasileira, fala sobre quando se deve utilizar as algemas. Confira o que ela diz: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado". (Súmula Vinculante 11 do STF) Em outras palavras, o STF disse que o uso de algema agora é "exceção"e só deve ser utilizada em caso excepcionais e justificados . Concordam? Para quem não frequenta fórum criminal, posso lhe dizer que a