Pular para o conteúdo principal

Direito do Consumidor - Compras de Natal

Fonte: Google Images

Mais um natal se aproxima e a época de compras também. Então, nada melhor do que ter alguns lembretes na cabeça no que diz respeito ao seu Direito de Consumidor. Bora lá:
a
Compras pela internet: Se você não gostou do produto ou não era aquilo que você esperava, você pode pedir o seu dinheiro de volta num prazo de até 7 dias corridos do recebimento do produto. Sem precisar justificar o porquê da devolução.
a
Compra de eletrônicos (máquinas fotográficas, celulares, etc.): Comprou e o produto está com algum defeito. Você tem até 90 dias corridos para reclamar com a loja.
Por isto, guarde sempre a Nota Fiscal do produto.
a
A loja tem até 30 dias corridos para resolver seu problema. Se após estes 30 dias, a loja não fizer nada, você (consumidor) terá 3 opções:
a
- Pedir o dinheiro de volta da mercadoria (valor corrigido da data do pagamento);
- Substituir o produto por um igual ou outro de modelo semelhante; ou
- Ficar com o produto, mas pedir um abatimento no preço pago. De fato, você terá uma devolução de parte da compra (isto é negociável).


Atenção: A loja é denominada de fornecedor imediato e o fabricante do produto de fornecedor mediato. As duas são responsáveis pelo produto. Por isso, não cai na conversa do lojista de que o defeito deve ser resolvido pelo fabricante. O defeito deve ser resolvido por qualquer um dos dois. Assim, pressione a loja para resolver o problema e depois ela que vá resolver a questão com o fabricante. Não você.

Por outro lado, se você quiser reclamar, também, junto ao fabricante é possível, mas os serviços de 0800 no Brasil são, em sua maioria, péssimos, lentos e cansativos.

Reclamação Judicial: Muitos consumidores entram com ação no Juizado Especial porque não conseguiram resolver seus problemas. A dica é que para reclamações de valores de até 20 salários mínimos (R$ 9.300,00), o consumidor não precisa de advogado. Pode fazer a reclamação oralmente nos balcões de atendimento do Juizado Especial feitos, geralmente, por estudantes de Direito.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem assina contrato pela empresa?

Fonte: Google Images É recorrente o número de pessoas que me questionam quem pode assinar contratos em nome da empresa. a Existe uma regra para isto e tem previsão na Lei 6.404/76 (art. 138, §1º), conforme se vê: a "Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria. a §1º. O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa da diretoria." (...) a Ou seja, cabe a diretoria, definida no estatuto da companhia, assinar contrato, bem como representar a empresa. a Por uma questão de segurança, em empresas de grande porte, devem assinar contratos sempre 2 (dois) diretores em conjunto (nunca sozinhos), desde que previsto os seus nomes no estatuto da empresa. a Para se certificar deste "poder", basta solicitar o estatuto ou o contrato social da empresa e verificar quem está autorizado a assinar pela empresa. a Em empresas m

Reconhecimento de firma: por semelhança ou autenticidade?

Fonte: Google Images Segundo o dicionário Houaiss, firma pode ser definida como "assinatura por extenso ou rubrica, manuscrita ou gravada." Alguma vez em sua vida, você já teve que "abrir" sua firma em Cartório para que depois ela fosse "reconhecida" em algum tipo de documento (ex. procuração, contratos, autorização, etc.) Reconhecer a firma nada mais é do que atestar (confirmar) que aquela assinatura é, realmente, a sua. O serviço de reconhecimento de firma pertence, exclusivamente, aos tabeliães de nota (art. 7º, inc. IV da Lei 8.935/94). Há dois tipos de reconhecimento de firma. São eles: (i) Reconhecimento por semelhança: É o mais usual. Aqui, o Tabelião vai comparar (sem a sua presença) se a sua assinatura confere com a que você fez em seu Cartório; (ii) Reconhecimento por autenticidade: Exigida para os casos em que procuramos ter uma maior segurança no reconhecimento da assinatura, pois neste caso a pessoa precisa ir pessoalmente ao Tabeliona

Uso de algemas: questão de bom senso

Fonte: Google Images Li agora pouco uma matéria do jornal "Folha de SP", publicada hoje (18.01.2010), que me chamou a atenção acerca da Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal. Esta súmula, editada pela nossa corte máxima da justiça brasileira, fala sobre quando se deve utilizar as algemas. Confira o que ela diz: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado". (Súmula Vinculante 11 do STF) Em outras palavras, o STF disse que o uso de algema agora é "exceção"e só deve ser utilizada em caso excepcionais e justificados . Concordam? Para quem não frequenta fórum criminal, posso lhe dizer que a