Pular para o conteúdo principal

Contratos de Adesão: Conceito e Cuidados

Fonte: Google Images


Contrato de adesão é aquele contrato pronto, já preparado pela outra parte, sem possibilidade de discussão ou alteração substancial de suas cláusulas.
a
Este contrato tem previsão no Código de Defesa do Consumidor em seu art. 54 (Lei 8.078/1990).
a
Na maioria das vezes, este tipo de contrato já se encontra impresso, com somente alguns espaços em branco para serem preenchidos pela outra parte, como p.ex. seus dados e sua assinatura. Nada mais.

Este tipo de contrato está mais presente em nossas vidas do que imaginamos, tais como na contratação de serviços públicos (ex: água, luz, gás, etc.) ou, também, na contratação de serviços bancários, seguros, etc.

Quem tem e/ou já leu um contrato para fornecimento de luz ou água para sua casa? Se você não tem ou nem recebeu a sua via, saiba que você tem o total direito de recebê-la.

Este tipo de contratação é feita para diminuir os custos burocráticos, imprimindo velocidade às contratações de modo a suprir o consumo em massa presente em nossos dias.

Neste tipo de contratação, posso dizer que há uma certa confiança de que a parte que preparou este contrato (geralmente o fornecedor) o fez de maneira equilibrada e justa para a outra parte (geralmente o consumidor). Acreditam nisto? De jeito nenhum!

Infelizmente, há diversos abusos neste tipo de contratação, porém saiba que a Lei (principalmente o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil) trazem proteção para este tipo de contratação, sem mencionar, que o Judiciário tem acolhido diversos pedidos de consumidores “prejudicados” neste tipo de contratação.

Sendo assim, vejamos alguns cuidados neste tipo de contratação:

(i) Letras pequininhas, quase ilegíveis, são proibidas nesta contratação. O tamanho mínimo da letra para este contrato é o tamanho “12” (Lei 11.785/2008);

(ii) Cláusulas que impõe alguma limitação ao consumidor devem ser destacadas das demais. Por exemplo, numa letra maior, grifada ou até em outra cor. Exemplo: cláusula de plano de saúde que não cubra algum tipo de material importado. Deverá estar em destaque no contrato de adesão;

(iii) Redação em termos claros (Nada de termos complexos). Ainda mais se falamos em contratações de massa ou do povo em geral, o qual, infelizmente, conta com pouca educação e instrução.

Mesmo tomando todos os cuidados necessários é óbvio que algumas injustiças e desigualdades irão acontecer.

Por isso, se você se sentir lesado neste tipo de contratação tenha em mente que o Judiciário tem acolhido diversos pedidos de consumidor.

Isto porque, mesmo em contrato de adesão, as cláusulas podem ser revistas e alteradas pelo juiz com o objetivo de buscar um equilíbrio entre as partes.
a
Veja a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 15.05.2008, na qual o consumidor não teve acesso a um tipo de prótese, por meio de seu plano de saúde, pois no contrato de adesão firmado, tal material foi excluído da contratação. Inclusive, a empresa havia destacado tal ponto em contrato como determina a lei.

No entanto, o material excluído era fundamental para a cirurgia do consumidor.

Assim, o Ministro determinou a realização da cirurgia e o pagamento do material por parte do plano médico, uma vez que o contrato trouxe uma onerosidade excessiva ao consumidor, bem como um abuso contratual, desequilibrando, desse modo, a relação.
a
Esta decisão é o do Resp (Recurso Especial) n. 1.046.355/RJ – Min. Massami Uyeda – Data do Julgamento: 15.05.2008 – STJ.

Tenha em mente que os contratos de adesão devem respeitar os direitos do consumidor. Sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem assina contrato pela empresa?

Fonte: Google Images É recorrente o número de pessoas que me questionam quem pode assinar contratos em nome da empresa. a Existe uma regra para isto e tem previsão na Lei 6.404/76 (art. 138, §1º), conforme se vê: a "Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria. a §1º. O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa da diretoria." (...) a Ou seja, cabe a diretoria, definida no estatuto da companhia, assinar contrato, bem como representar a empresa. a Por uma questão de segurança, em empresas de grande porte, devem assinar contratos sempre 2 (dois) diretores em conjunto (nunca sozinhos), desde que previsto os seus nomes no estatuto da empresa. a Para se certificar deste "poder", basta solicitar o estatuto ou o contrato social da empresa e verificar quem está autorizado a assinar pela empresa. a Em empresas m

Reconhecimento de firma: por semelhança ou autenticidade?

Fonte: Google Images Segundo o dicionário Houaiss, firma pode ser definida como "assinatura por extenso ou rubrica, manuscrita ou gravada." Alguma vez em sua vida, você já teve que "abrir" sua firma em Cartório para que depois ela fosse "reconhecida" em algum tipo de documento (ex. procuração, contratos, autorização, etc.) Reconhecer a firma nada mais é do que atestar (confirmar) que aquela assinatura é, realmente, a sua. O serviço de reconhecimento de firma pertence, exclusivamente, aos tabeliães de nota (art. 7º, inc. IV da Lei 8.935/94). Há dois tipos de reconhecimento de firma. São eles: (i) Reconhecimento por semelhança: É o mais usual. Aqui, o Tabelião vai comparar (sem a sua presença) se a sua assinatura confere com a que você fez em seu Cartório; (ii) Reconhecimento por autenticidade: Exigida para os casos em que procuramos ter uma maior segurança no reconhecimento da assinatura, pois neste caso a pessoa precisa ir pessoalmente ao Tabeliona

Uso de algemas: questão de bom senso

Fonte: Google Images Li agora pouco uma matéria do jornal "Folha de SP", publicada hoje (18.01.2010), que me chamou a atenção acerca da Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal. Esta súmula, editada pela nossa corte máxima da justiça brasileira, fala sobre quando se deve utilizar as algemas. Confira o que ela diz: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado". (Súmula Vinculante 11 do STF) Em outras palavras, o STF disse que o uso de algema agora é "exceção"e só deve ser utilizada em caso excepcionais e justificados . Concordam? Para quem não frequenta fórum criminal, posso lhe dizer que a