Pular para o conteúdo principal

Alteração de nomes vexatórios

Fonte: Google Images

Quem já não ouviu ou leu alguns nomes estranhos de pessoas? Eu já li alguns, tais como: Amável Pinto, Chevrolet da Silva Ford, Inocêncio Coitadinho, Caio Pinto, Komi Otanaka, etc.
a
O que eu quero apontar é que a pessoa não é obrigada a permancer com um nome considerado vexatório pelo resto de sua vida.

Por vezes, a imaginação dos pais ao dar o nome ao filho pode complicar a futura vida dele, podendo ser alvo de piadas e brincadeiras de mau gosto.

Vale dizer que o Cartório deve sempre evitar o registro de nomes que podem levar uma pessoa a ser exposta ao ridículo (art. 55 da Lei 6.015/73).

Se os pais não concordarem com a decisão do Cartório de Registro podem levar o caso à Justiça, caso desejem àquele nome rejeitado pelo Cartório.

Se no futuro, a própria pessoa entender que o seu nome lhe traz aborrecimentos, constrangimentos, exposição ao rídiculo, etc. ela poderá pleitear a alteração do nome. O importante é que ela deverá demonstrar no pedido que o seu nome, de fato, lhe traz prejuízos.

Alterações no nome simplesmente porque não gosta dele irão ser rejeitadas.

Este pedido poderá ocorrer de duas maneiras:
1) Quando a pessoa atingir 18 anos de idade ela poderá, pessoalmente, ao Cartório solicitar a alteração do nome. O prazo para fazer isto é até o último dia antes de completar os 19 anos, ou seja, ela tem um ano para solicitar esta alteração em Cartório;

2) Caso ela não faça dentro desse prazo, terá que solicitar a alteração junto ao Poder Judiciário.

Bom, o nosso Poder Judiciário já se manifestou nestes casos e tem acolhido a alteração de nomes vexatórios, como a mulher que conseguiu retirar o prenome "Raimunda" de seu nome, pois era vítima de constantes "piadinhas".
(Apelação Cível 312.859-4 - TJ/SP - 13/04/2004 - Rel. Oswaldo Breviglieri)


Comentários

  1. olha eu nao concordo com essa lei de alteraçao de nome so mediante a exposiçao a ofenças e vexames.
    eu considero que toda pessoa que nao goste do seu nome tenha direito de mudar de nome.
    meu nome é Marcell Philipe da silva.
    adoro meu nome, mas o meu sobrenome é muito comum e eu gostaria de fazer uma alteracao.
    pelo simples fato de eu nao gostar dele.(sobrenome).

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa alterou o segundo prenome sob a alegação do dano moral só percebido por ela. Não era nome vexatório, mas as exposições dos motivos convenceram o judiciário, que ordenou aos cartórios (registro dos filhos, casamento e nascimento) que fizessem as alterações.

    ResponderExcluir
  3. Rodson, entendo que o juiz deve se utilizar, também, do bom senso em suas decisões judiciais, conforme seu relato.
    Obrigado pelo comentário.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Marcell, entendo o seu ponto, mas a lei brasileira não vai neste sentido, ou seja, sem provar que o nome, prenome, etc. lhe traz algum aborrecimento, dificilmente você conseguirá alterá-lo.
    Obrigado pelo comentário.
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem assina contrato pela empresa?

Fonte: Google Images É recorrente o número de pessoas que me questionam quem pode assinar contratos em nome da empresa. a Existe uma regra para isto e tem previsão na Lei 6.404/76 (art. 138, §1º), conforme se vê: a "Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria. a §1º. O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa da diretoria." (...) a Ou seja, cabe a diretoria, definida no estatuto da companhia, assinar contrato, bem como representar a empresa. a Por uma questão de segurança, em empresas de grande porte, devem assinar contratos sempre 2 (dois) diretores em conjunto (nunca sozinhos), desde que previsto os seus nomes no estatuto da empresa. a Para se certificar deste "poder", basta solicitar o estatuto ou o contrato social da empresa e verificar quem está autorizado a assinar pela empresa. a Em empresas m

Reconhecimento de firma: por semelhança ou autenticidade?

Fonte: Google Images Segundo o dicionário Houaiss, firma pode ser definida como "assinatura por extenso ou rubrica, manuscrita ou gravada." Alguma vez em sua vida, você já teve que "abrir" sua firma em Cartório para que depois ela fosse "reconhecida" em algum tipo de documento (ex. procuração, contratos, autorização, etc.) Reconhecer a firma nada mais é do que atestar (confirmar) que aquela assinatura é, realmente, a sua. O serviço de reconhecimento de firma pertence, exclusivamente, aos tabeliães de nota (art. 7º, inc. IV da Lei 8.935/94). Há dois tipos de reconhecimento de firma. São eles: (i) Reconhecimento por semelhança: É o mais usual. Aqui, o Tabelião vai comparar (sem a sua presença) se a sua assinatura confere com a que você fez em seu Cartório; (ii) Reconhecimento por autenticidade: Exigida para os casos em que procuramos ter uma maior segurança no reconhecimento da assinatura, pois neste caso a pessoa precisa ir pessoalmente ao Tabeliona

Uso de algemas: questão de bom senso

Fonte: Google Images Li agora pouco uma matéria do jornal "Folha de SP", publicada hoje (18.01.2010), que me chamou a atenção acerca da Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal. Esta súmula, editada pela nossa corte máxima da justiça brasileira, fala sobre quando se deve utilizar as algemas. Confira o que ela diz: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado". (Súmula Vinculante 11 do STF) Em outras palavras, o STF disse que o uso de algema agora é "exceção"e só deve ser utilizada em caso excepcionais e justificados . Concordam? Para quem não frequenta fórum criminal, posso lhe dizer que a