Pular para o conteúdo principal

Indenização: espera em fila no Banco

Fonte: Google Images


Foi com satisfação que eu li hoje a matéria na Gazeta do Povo (17.01.11), na qual relata que um consumidor (um professor de geografia) cansado de esperar as "longas" filas nos Banco ingressou com uma ação no Juizado Especial Cível em Araucária/PR, tendo recebido o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) do Banco do Brasil.

Este valor é praticamente nada para o Banco, mas para o consumidor é uma vitória,

Não é raro irmos ao horário de nosso almoço ao Banco resolver nossos problemas e ver os "caixas" indo almoçar também, formando-se imensas filas. Será que o Banco não entende que a maioria das pessoas que trabalham usam o seu horário de almoço para resolver este tipo de problema?

Como posso comprovar o tempo de espera na fila: Guarde a sua senha de atendimento, pois ela marca a hora que você chegou ao Banco. Depois solicite ao Caixa colocar o horário em que você foi atendido. Esta senha deve ficar com você. O Banco não pode alegar que precisa dela para controle. Se quiser, o Banco que tire uma cópia e deixe a original contigo.

Você precisa deste documento para comprovar no Juizado o tempo de espera. Sem ele, a sua ação não terá sucesso.

Este mesmo professor, segundo a reportagem, já processou o Banco Bradesco também, sendo o banco condenado em R$ 800,00 (oitocentos reais) de danos morais, porém a instituição recorreu da decisão.

No Paraná, a Lei Estadual que prevê o tempo de espera do consumidor é a Lei 13.400/2001.

Segundo esta lei, o tempo razoável de atendimento (prazo máximo de espera) é:

a) Dias normais: 20 (vinte) minutos;

b) Véspera ou feriados prolongados: 30 (trinta) minutos

Detalhe: a lei também vale para instituições de crédito (financeiras) e supermercados.

Se você tiver tempo, pode também fazer uma denúncia ao Procon, mas se deseja uma solução imediata sugiro ingressar com a ação judicial no Juizado.

Gostaria que, realmente, houvesse uma "onda" de ações deste tipo, pois só assim os Bancos (principalmente) começariam a se preocupar, um pouco mais, com os seus consumidores e evitem passar preciosas horas de seu dia em filas!

Comentários

  1. Concordo! O povo brasileiro deve começar cobrar seus direitos.

    ResponderExcluir
  2. Gente, que absurdo. Sou bancária, trabalho 8 horas por dia, e como qualquer pessoa preciso sair para almoçar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vira pra dar um jeito de atender os clientes rápido.

      Excluir
    2. Joseana, você está certa, e com certeza o problema não é o seu atendimento, mas sim o pequeno número de funcionários que a maioria das agências disponibiliza. Isso é falta de respeito com os clientes.

      Excluir
  3. Joseana,
    Não há dúvidas de que o horário de almoço deve ser respeitado. Concordo contigo, mas o intuito da lei é que as instituições se programem da melhor maneira possível de modo a não prejudicar o atendimento ao consumidor em qualquer horário da prestação de serviço.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Ser atendido é banco é uma porcaria viu!
    Acabei de sair do Banco do Brasil, vi o caixa rindo com o colega, um outro andando pra lá e pra cá e um mísero sujeito para atender realmente, uma palhaçada!

    Pergunta: O comprovante de pagamento da minha conta tem o horário que me atenderam, serve como prova da demora???

    ResponderExcluir
  5. Deborah, não sei se o seu comprovante tem o horário de pagamento. Só vendo. Se tiver melhor, pois aí você só precisaria do comprovante de entrada marcando o horário de chegada ao estabelecimento. Saiba que você tem o direito de exigir os comprovantes de horário de entrada e saída dos Bancos.

    ResponderExcluir
  6. nem o caixa e nem o gerente quiseram colocar a hora do atendimento na minha senha. Fiquei aguardando cerca de 50 minutos para ser atendido, fiquei com vontade de escrever o horário no papel com o sangue do nariz do gerente, mas sem poder o que fazer fui embora, o banco já tinha fechado.
    Ele ainda me questionou dizendo que eu não era correntista, que podia ter pago em outro banco, que fica a uns vinte quarteirões... gerente babaca, vai defender o patrimônio de banco fdp !!!

    ResponderExcluir
  7. Preciso deixar aqui meu registro de indignação, tempo de espera numa agencia da Caixa Econômica na cidade de Palhoça SC é de 2 horas, isso é um absurdo tenho os comprovantes de atendimento e vou procurar os meus direitos.

    ResponderExcluir
  8. To aqui no banco do brasil a mais de hora isso pq sou o terceiro q chegou q merda .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quem assina contrato pela empresa?

Fonte: Google Images É recorrente o número de pessoas que me questionam quem pode assinar contratos em nome da empresa. a Existe uma regra para isto e tem previsão na Lei 6.404/76 (art. 138, §1º), conforme se vê: a "Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao conselho de administração e à diretoria, ou somente à diretoria. a §1º. O conselho de administração é órgão de deliberação colegiada, sendo a representação da companhia privativa da diretoria." (...) a Ou seja, cabe a diretoria, definida no estatuto da companhia, assinar contrato, bem como representar a empresa. a Por uma questão de segurança, em empresas de grande porte, devem assinar contratos sempre 2 (dois) diretores em conjunto (nunca sozinhos), desde que previsto os seus nomes no estatuto da empresa. a Para se certificar deste "poder", basta solicitar o estatuto ou o contrato social da empresa e verificar quem está autorizado a assinar pela empresa. a Em empresas m

Reconhecimento de firma: por semelhança ou autenticidade?

Fonte: Google Images Segundo o dicionário Houaiss, firma pode ser definida como "assinatura por extenso ou rubrica, manuscrita ou gravada." Alguma vez em sua vida, você já teve que "abrir" sua firma em Cartório para que depois ela fosse "reconhecida" em algum tipo de documento (ex. procuração, contratos, autorização, etc.) Reconhecer a firma nada mais é do que atestar (confirmar) que aquela assinatura é, realmente, a sua. O serviço de reconhecimento de firma pertence, exclusivamente, aos tabeliães de nota (art. 7º, inc. IV da Lei 8.935/94). Há dois tipos de reconhecimento de firma. São eles: (i) Reconhecimento por semelhança: É o mais usual. Aqui, o Tabelião vai comparar (sem a sua presença) se a sua assinatura confere com a que você fez em seu Cartório; (ii) Reconhecimento por autenticidade: Exigida para os casos em que procuramos ter uma maior segurança no reconhecimento da assinatura, pois neste caso a pessoa precisa ir pessoalmente ao Tabeliona

Uso de algemas: questão de bom senso

Fonte: Google Images Li agora pouco uma matéria do jornal "Folha de SP", publicada hoje (18.01.2010), que me chamou a atenção acerca da Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal. Esta súmula, editada pela nossa corte máxima da justiça brasileira, fala sobre quando se deve utilizar as algemas. Confira o que ela diz: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado". (Súmula Vinculante 11 do STF) Em outras palavras, o STF disse que o uso de algema agora é "exceção"e só deve ser utilizada em caso excepcionais e justificados . Concordam? Para quem não frequenta fórum criminal, posso lhe dizer que a