Fonte: Google Images
O "Recall" pode ser entendido, basicamente, como uma: "campanha de chamamento". Por tal procedimento, o fabricante vem a público informar que o seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Por conta disto, o fabricante deverá recolher o produto, esclarecer os fatos aos consumidores e apresentar as soluções ao problema.
Tudo isto é feito para evitar que o consumidor sofra algum dano por conta da utilização do produto ou serviço, cujo defeito já fora identificado pelo fabricante.
O fabricante deve fazer que este "Recall" se operacionalize rapidamente e tenha, sem dúvida, ampla divulgação aos consumidores, com utilizações, por exemplo, de anúncio publicitário veiculados em TV, rádio, revista, etc.
Para se ter uma idéia no Brasil em 2011, foram feitos 75 "Recalls", ficando os veículos em primeiro lugar (41 campanhas). Comparando com os USA esse número é ainda muito baixo, pois somente lá na terra do Tio Sam foram feitos 60 "Recall" somente no mês de dezembro.
O número de "Recall" no Brasil vem aumentando ano a ano, mas parece estar longe do ideal, comparado com outros países, onde se nota um maior respeito aos consumidores e a legislação.
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), ligado ao Ministério da Justiça, é o Órgão que monitora o "Recall" no país. Caso tenha curiosidade em saber sobre o andamento de algum processo de Recall no Brasil basta acessar o site: (http://www.mj.gov.br/).
Uma novidade criada este ano para os donos de veículos é que o consumidor terá 1 (um) ano da data do "Recall", anunciado pelo fabricante, para comparecer a uma concessionária e proceder os reparos necessários. Caso não compareça, haverá um registro no documento do veículo desse carro. O que certamente, não será bem visto quando o veículo for posto a venda, pois quem gostaria de comprar um carro que não atendeu ao "Recall"? Ou quem sabe ter o seu veículo desvalorizado por não ter atendido a um "Recall"?
De qualquer forma, a medida para mim é vista com bons olhos. Só tenho receio quanto ao bom funcionamento disto. Digo, na prática.
De qualquer forma, a medida para mim é vista com bons olhos. Só tenho receio quanto ao bom funcionamento disto. Digo, na prática.
Importante lembrar: No "Recall" não há qualquer custo ao consumidor. Fique ligado!
Fontes: Ministério da Justiça e Jurisway
Comentários
Postar um comentário