Fonte: Google Images
Foi com satisfação que eu li hoje a matéria na Gazeta do Povo (17.01.11), na qual relata que um consumidor (um professor de geografia) cansado de esperar as "longas" filas nos Banco ingressou com uma ação no Juizado Especial Cível em Araucária/PR, tendo recebido o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) do Banco do Brasil.
Este valor é praticamente nada para o Banco, mas para o consumidor é uma vitória,
Não é raro irmos ao horário de nosso almoço ao Banco resolver nossos problemas e ver os "caixas" indo almoçar também, formando-se imensas filas. Será que o Banco não entende que a maioria das pessoas que trabalham usam o seu horário de almoço para resolver este tipo de problema?
Como posso comprovar o tempo de espera na fila: Guarde a sua senha de atendimento, pois ela marca a hora que você chegou ao Banco. Depois solicite ao Caixa colocar o horário em que você foi atendido. Esta senha deve ficar com você. O Banco não pode alegar que precisa dela para controle. Se quiser, o Banco que tire uma cópia e deixe a original contigo.
Você precisa deste documento para comprovar no Juizado o tempo de espera. Sem ele, a sua ação não terá sucesso.
Este mesmo professor, segundo a reportagem, já processou o Banco Bradesco também, sendo o banco condenado em R$ 800,00 (oitocentos reais) de danos morais, porém a instituição recorreu da decisão.
No Paraná, a Lei Estadual que prevê o tempo de espera do consumidor é a Lei 13.400/2001.
Segundo esta lei, o tempo razoável de atendimento (prazo máximo de espera) é:
a) Dias normais: 20 (vinte) minutos;
b) Véspera ou feriados prolongados: 30 (trinta) minutos
Detalhe: a lei também vale para instituições de crédito (financeiras) e supermercados.
Se você tiver tempo, pode também fazer uma denúncia ao Procon, mas se deseja uma solução imediata sugiro ingressar com a ação judicial no Juizado.
Gostaria que, realmente, houvesse uma "onda" de ações deste tipo, pois só assim os Bancos (principalmente) começariam a se preocupar, um pouco mais, com os seus consumidores e evitem passar preciosas horas de seu dia em filas!
Concordo! O povo brasileiro deve começar cobrar seus direitos.
ResponderExcluirGente, que absurdo. Sou bancária, trabalho 8 horas por dia, e como qualquer pessoa preciso sair para almoçar...
ResponderExcluirSe vira pra dar um jeito de atender os clientes rápido.
ExcluirJoseana, você está certa, e com certeza o problema não é o seu atendimento, mas sim o pequeno número de funcionários que a maioria das agências disponibiliza. Isso é falta de respeito com os clientes.
ExcluirJoseana,
ResponderExcluirNão há dúvidas de que o horário de almoço deve ser respeitado. Concordo contigo, mas o intuito da lei é que as instituições se programem da melhor maneira possível de modo a não prejudicar o atendimento ao consumidor em qualquer horário da prestação de serviço.
Obrigado pelo comentário.
Ser atendido é banco é uma porcaria viu!
ResponderExcluirAcabei de sair do Banco do Brasil, vi o caixa rindo com o colega, um outro andando pra lá e pra cá e um mísero sujeito para atender realmente, uma palhaçada!
Pergunta: O comprovante de pagamento da minha conta tem o horário que me atenderam, serve como prova da demora???
Deborah, não sei se o seu comprovante tem o horário de pagamento. Só vendo. Se tiver melhor, pois aí você só precisaria do comprovante de entrada marcando o horário de chegada ao estabelecimento. Saiba que você tem o direito de exigir os comprovantes de horário de entrada e saída dos Bancos.
ResponderExcluirnem o caixa e nem o gerente quiseram colocar a hora do atendimento na minha senha. Fiquei aguardando cerca de 50 minutos para ser atendido, fiquei com vontade de escrever o horário no papel com o sangue do nariz do gerente, mas sem poder o que fazer fui embora, o banco já tinha fechado.
ResponderExcluirEle ainda me questionou dizendo que eu não era correntista, que podia ter pago em outro banco, que fica a uns vinte quarteirões... gerente babaca, vai defender o patrimônio de banco fdp !!!
Preciso deixar aqui meu registro de indignação, tempo de espera numa agencia da Caixa Econômica na cidade de Palhoça SC é de 2 horas, isso é um absurdo tenho os comprovantes de atendimento e vou procurar os meus direitos.
ResponderExcluirTo aqui no banco do brasil a mais de hora isso pq sou o terceiro q chegou q merda .
ResponderExcluir